SoundBite: sistema não invasivo para deficientes auditivos



Hoje a tecnologia está presente em diversas áreas, como na medicina, em que se vê em curtos espaços de tempo alguma nova tecnologia criada com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos pacientes que sofrem de uma disfunção específica.
    Como mais um exemplo dessa evolução na medicina, desta vez somos apresentados a um dispositivo batizado de Soundbite, criação da empresa Sonitus Medical, que aborda o problema da perda auditiva. De uma forma muito resumida, o dispositivo melhora a audição das pessoas com perda auditiva unilateral transmitindo o som para o ouvido interno através dos dentes.

     Pode parecer um pouco estranho, mas o Soundbite é baseado no mesmo princípio que outros aparelhos auditivos: condução óssea. Neste caso, a invenção é realmente composta de dois dispositivos, por um lado, temos um pequeno dispositivo que se encaixa atrás da orelha e por outro, um segundo aparelho que o paciente tem que colocar na parte superior da boca encaixando no molares da esquerda ou direita, a depender de qual ouvido esteja deficiente.

     O primeiro dispositivo localizado no ouvido, é responsável pela captação do som, em seguida realiza a transmissão sem fio para o segundo que, finalmente, é o responsável por converter o som em vibrações que são enviadas para o ouvido interno através dos dentes e dos ossos da mandíbula.

    Como citado mais acima, o Soundbite é baseado no princípio da condução óssea de som, algo conhecido e usado há muito tempo, mas neste caso encontramos uma diferença significativa em comparação com outras soluções similares. Até agora a maioria dos dispositivos auxiliares da audição que utilizam a condução óssea, realizam a transmissão através de um parafuso de titânio incorporado na mandíbula, ou seja, o paciente tem que se submeter a uma cirurgia, algo que o Soundbite evita, já que o aparelho colocado na boca é removível.

    Atualmente, a Sonitus Medical está testando o sistema em vários pacientes com surdez parcial e espera obter as licenças necessárias para comercializar seu produto para o público em geral.

Fonte: http://blogs.forumpcs.com.br/noticias/2010/02/09/soundbite-sistema-nao-invasivo-para-deficientes-auditivos/

Comentários

Recomendo:

Recomendo:
Artigos Religiosos