A IMPORTÂNCIA DA MOBILIZAÇÃO



Do blog Ambientalistas em Rede.

Imagine uma região do Cerrado do Brasil com 400 animais da savana africana livres numa área de 100 mil hectares. Para facilitar, visualize 28 elefantes, 10 leopardos, 22 leões, 10 chitas, 20 búfalos, 34 rinocerontes (brancos e pretos), 20 hipopótamos, 26 girafas, 30 zebras, 30 hienas e duas dezenas de cães selvagens, fora os 150 antílopes divididos entre kundus, impalas, elands e waterbucks, além, claro, da nacional onça pintada. Todos desfilando no Jalapão, região turística do Tocantins. Esse é o projeto de conservação idealizado pelo ex-secretário de Saúde do estado do Tocantins, Nicolau Esteves.


Como seria possível conservar o cerrado brasileiro em um empreendimento que ocuparia 100 mil hectares, faria a instalação de três grandes hotéis no meio do Jalapão e ainda importaria de mais de 400 animais africanos?

O projeto Out of Africa Brasil (OOAB) estava sendo analisado pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e  seu presidente Alexandre Tadeu, chegou a dar declarações em favor do empreendimento, mas após a intensa repercussão negativado projeto que pretende transformar o Jalapão em um safári africano, o governo do Tocantins recuou frente ao projeto e publicou em nota que “não vê viabilidade na implementação do projeto”.

Segundo o Naturantins, a mudança na aprovação do projeto foi influenciada pela grande mobilização de ambientalistas federais e da sociedade contra a aprovação do empreendimento.



Comentários

Recomendo:

Recomendo:
Artigos Religiosos