Praça pública em Colinas recebe o nome de Eldo Schöller


        A praça pública localiza na Rua Olavo Bilac esquina com a Rua Parobé recebeu o nome de Eldo Schöller.  A denominação foi instituída através da aprovação do Projeto de Lei nº 1.471/01 de 2013 na última sessão da Câmara Municipal de Vereadores realizada na última quinta-feira, dia 16.
 
        A denominação deve-se a Schöller ser o pioneiro no paisagismo de Colinas criando vários espaços em jardins e atrativos turísticos. Ele dedicou boa parte de sua vida em favor da arte, cultura e ajardinamento de espaços privados e públicos. Na praça ele esculpiu em plantas animais silvestres de todas as espécies. O “zoo vegetal”, como é conhecido, é típico da sua inspiração de um homem que não aprendeu na academia a arte o paisagismo, mas, com seu esforço particular buscou e pesquisou o material necessário para as suas criações.
 
Saiba mais
 
        Eldo Schöller nasceu em 3 de março de 1939 e faleceu no dia 5 de outubro de 2012. Além de sua profissão de alfaiate era um artista autodidata. Sua paixão pela natureza o motivou a criar personagens folclóricos, criou figurinos e cenários para eventos e teatros, pintou e esculpiu gravuras, cultivou flores e cuidou principalmente do embelezamento da cidade. Trabalhou incansavelmente até os últimos dias de sua vida. Até onde sua saúde permitiu para embelezar Colinas, e, mesmo muito enfermo, já sem condições de por suas forças executar as tarefas, supervisionava sua equipe de trabalho que tem a difícil tarefa de dar continuidade a sua obra. O que mais gostava era transformar o feio em bonito, lançando sementes que conferem hoje a nossa cidade o Título de Cidade Jardim. Uma de suas últimas e maiores alegrias foi receber das mãos da Governadora Yeda Crusius o Trofeú de 3ª Cidade Mais Florida do Rio Grande do Sul, concurso promovido pelo Governo do Estado entre todos os Municípios Gaúchos.
 
Texto/Foto: Vitória Stürmer Bortoletti/RV Digital

Fonte: http://colinasrs.com.br/site/index.php

Comentários

Recomendo:

Recomendo:
Artigos Religiosos