iLPF: uma alternativa sustentável para a Amazônia mato-grossense

A Embrapa acaba de lançar o vídeo “iLPF: uma alternativa sustentável para a Amazônia mato-grossense”. A produção mostra como estão sendo desenvolvidas ações de transferência de tecnologia em integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF) na região Norte de Mato Grosso.

A iLPF integra sistemas produtivos agrícolas, pecuários e florestais dentro de uma mesma área, de maneira consorciada, em rotação ou sucessão, de forma que haja benefícios para todas as atividades. Esta forma de produção contribui para otimização do uso da terra, aumento da produtividade, melhoria da qualidade dos produtos, diversificação de produção, maior segurança para o produtor e redução dos impactos ambientais.

Na região da Amazônia mato-grossense, a iLPF surge como alternativa sustentável para a produção, uma vez que dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) mostram que 90% do aumento da área de soja no estado ocorre em áreas de pastagens, sobretudo nesta região.

“O vídeo é uma ferramenta com objetivo de sensibilizar e motivar produtores e técnicos e mostrar que existem alternativas sustentáveis para esta região de bioma Amazônia”, explica o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agrossilvipastoril, Lineu Domit.
O processo de transferência de tecnologia até o produtor é mais complexo e exige um conjunto de atividades e ferramentas como capacitações, criação de Unidades de Referência Tecnológica, visitas técnicas, dias de campo, entre outras”, ressalta Domit.

Como assistir
Assista o vídeo “iLPF: uma alternativa sustentável para a Amazônia mato-grossense” , produzido pela Tomada Dois Produção Audiovisual também disponível no Canal da iLPF Embrapa no YouTube.




Comentários

Recomendo:

Recomendo:
Artigos Religiosos