Prefeitura de Minaçu, através da Secretaria de Saude, realiza em Assentamento, “Ação Saúde Mais Perto de Você”





A Prefeitura de Minaçu, através da Secretaria de Saúde do município, realizou nessa última terça-feira, 21 de Março 2017, a Ação em saúde: SAÚDE MAIS PERTO DE VOCÊ.
A “Ação” aconteceu no Assentamento Noite Negra, na Escola Municipal Rural São Lucas e foi promovida pela Unidade de Saúde PSF 01 – Filó.
Todo o trabalho teve o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e da Atenção Básica, sob a coordenação da profissional de saúde Neiliana Barbosa de Castro, com apoio total da prefeitura. (Ressaltando que a Atenção Básica é o primeiro nível de atenção em Saúde, ou seja, Atenção Primária, no âmbito individual e coletivo que abrange a promoção e a proteção da saúde). O evento foi realizado nos dois períodos, matutino e vespertino.

Participaram da Ação Saúde Mais Perto de Você, os seguintes profissionais da saúde: o Médico Dr. Yollenis Despaigne, a Enfermeira Phollyany Lopes, o Enfermeiro Diogo Ribeiro, a Coordenadora da Atenção Básica Neiliana Barbosa de Castro, o Superintendente em Ações Básicas Ihane Meire Soares da Silva, a Técnica em Saúde Bucal Maria Rosa Cândida, a Técnica de enfermagem Ana Lúcia Wandermurem, os Agentes Comunitários de Saúde Rosangela Lopes, José Maria e Joelma Ribeiro, a Atendente de Farmácia Alessandra Braz. Teve também a participação e auxilio das Estagiárias do Curso técnico em Enfermagem da escola CEPEC, Juliana Barbosa e Vanderlúcia Almeida e, ainda, do Motorista da Saúde Laercio, tambem cabelereiro, que fez vários cortes de cabelos.

Na ação, a Secretaria de Saude através dos profissionais, orientaram a Comunidade assentada, a respeito da prevenção de doenças e promoção da Saúde, de modo a estimular todos os presentes a serem atuantes nesse processo. 

Todo o trabalho foi de modo teórico e prático. Foi ministrado palestra, pelas estagiárias do curso técnico de enfermagem da escola CEPEC, sobre “Saúde da Mulher”, com o tema: Câncer de Mama e Câncer do Colo do Útero, (Orientação e prevenção da Doença) e Palestra sobre Saúde Bucal (Cuidados Preventivos na saúde Bucal). Foi feito também, atendimentos médico com o Dr. Yollenis, num total de 47 e exames preventivos nas mulheres num total de 11, pela Enfermeira Pholliany.

Foi realizada triagem, verificação da Pressão Arterial, exame de Glicemia, dispensação de medicamentos, atualização do cartão de vacina imunizando todas as faixa etária, crianças, adultos e idosos, num total de 31 imunizados, medicações injetáveis administradas num total de 8, cortes de cabelo gratuitamente num total de 20, sala de Medicação e, atendimentos de Educação e Saúde, totalizando 60.
A “Ação Saúde Mais Perto de Você”, teve como Objetivo aproximar-se da realidade dos pacientes, realizando verdadeiras campanhas de prevenção e diagnóstico precoce de doenças. Além disso, a “Ação” visa também orientar sobre temas na área da saúde, estimulando a participação do paciente no cuidado com a mesma.

Ainda no dia 21 de Marco, a Ação Saúde Mais Perto de Você, através da unidade de Saúde PSF 02 – Vicente, juntamente com a Enfermeira Denise Albernav da Silveira e sua equipe; a Técnica de Enfermagem Celene e os Agentes de saúde Manuel de Oliveira Barbosa e Joel Elias da Silva realizaram um trabalho de Educação e Saúde, ministrando palestra sobre “Tuberculose” na região da “Mata-do-Café”. É bom lembrar que toda terceira Terça-feira de cada mês, a Secretaria de Saúde do Município, realiza Atendimentos com a Médica Dra Amanda e a Enfermeira Denise Albernav da Silveira, nessa na região.


Comentários

  1. Em tempos tão difíceis onde a saúde parece está em segundo plano, ainda existem pessoas que se unem a favor do nosso bem maior que é a saúde. Parabens a esses profissionais e que esta ação sirva de exemplo para que outros tomem semelhante iniciativa, a de olhar um pouco para aqueles que realmente necessitam.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por sua visita Mª de Lourdes..abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Recomendo:

Recomendo:
Artigos Religiosos