Lixão na Rua Antônio Miranda em Guaraí



VOCÊ SABE O QUE É UM LIXÃO??


LIXO:  É todo resíduo sólido proveniente de atividades humanas ou mesmo de processos naturais (poeira, folhas e ramos mortos, cadáveres de animais). O lixo urbano é um dos maiores problemas ambientais da atualidade, pois os moldes de consumo adotados pela maioria das sociedades modernas provocam o aumento contínuo e exagerado na quantidade de lixo produzido.

O lixo causa enchentes, entope bueiros e diminui a vazão de água. É um dos maiores problemas da sociedade moderna. Calcula-se que 30 % do lixo brasileiro fique espalhado pelas ruas nas grandes cidades ( E TAMBÉM EM PEQUENAS CIDADE COMO GUARAÍ)

O lixo indevidamente administrado provoca mau cheiro, fornece a proliferação de animais nocivos e transmissores de doenças (ratos, formigas, moscas e mosquitos), polui, pelo chorume, o solo e o lençol d´água subterrâneo e também o ar, uma vez que é prática comum a queima do lixo em ruas, lotes baldios e lixões.

LIXÃO: São locais onde o lixo é depositado, em grande quantidade, sobre a superfície do solo e a céu aberto, sem qualquer controle sobre os efeitos danosos ao ambiente e a população causados por ele.




E EM NOSSA REALIDADE LOCAL?


Foram fotogradas, alguns meses atrás, fotos de um suposto lixão em Guaraí, localizado no Setor Aeroporto, no final da rua Antônio Miranda.





O estado se encontra caótico! Por pessoas sem nenhuma consciência dos estragos e das consequências, cada vez mais lixos são aglomerados em montes como se fosse “armazenagem de cascalho ou terras pra construção”! Isso é resultado dos maus esforços de jogar qualquer tipo de lixo em um ambiente que fica próximo a cidade... E praticamente, próximo a residências, trazendo odores desagradáveis aos moradores locais!!!

Muitas vezes podem até ser pessoas que moram em outros setores!!





Até do próprio setor, mas que por falta de conhecimento não compreendem que o fato de jogar lixo em terrenos baldios/vagos podem agravar mais ainda a situação, seja do solo em que é jogado, seja do MAU CHEIRO que vai até as casas desses moradores por meio do esgoto ou pelo ar, seja pra si mesmo e pra todos....






Aí vem a pergunta???


A culpa e o fato se dar em relação à comunidade desinformada e inconsciente de suas ações, ou as nossas autoridades locais que, em sua gestão não estão atendendo locais como estes?????

E ainda semanas atrás, outro fato tornou a incomodar os presentes habitantes desse bairro: QUEIMADA.
Pode ter sido uma tentativa equivocada de limpar o local, que além de fazer corta dos matos - pois estavam bastante volumosos - optarão por queimar.


Mas, nada justifica essa possível implantação ilegal e equivocada – por assim dizer – de um lixão, que pode trazer periculosidades a saúde humana, acarretando em vários outros problemas sociais.


Tá vendo essas fotos!! Isso pode acabar agravando mais ainda o meio ambiente em que vivem esses cidadãos guaraienses, os quais já estão cansados de reivindicar seus direitos de segurança pública.

Infelizmente, estamos em plena campanha eleitoral; e será que alguém vai tomar alguma providência???

Precisamos de Promoção e Segurança da Saúde Humana Urbana! E, NÃO, de cidadãos que além de estarem correndo atrás do que é de TODOS, estão piorando a situação de locais como estes, ao não pensar no que é COLETIVO, e ao não pensar no que é de todos nós cidadãos guaraienses.

Precisamos de Promoção e Segurança da Saúde Humana Urbana!


Precisamos de nossas autoridades!!


“Sou de Guaraí, sou Tocantinense e quero minha cidade 

limpa!”



A BR 153 ta começando a ficar legal! E isso agora?????

Comentários

Recomendo:

Recomendo:
Artigos Religiosos