Produção de soja deve bater novo recorde

 
No Tocantins, a previsão de crescimento é de 6% se comparado à safra anterior. Mas, o bom desempenho da soja dependerá do clima.
A previsão da área plantada da safra de soja de 2013/2014 será de 582 mil hectares, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A previsão de crescimento é de 6% se comparado à safra anterior, o que significa que a produção no Tocantins deve bater um novo recorde.
A produtividade média deve girar em torno de 3 mil toneladas por hectare. Para o agropecuarista José Afonso Batista, proprietário da fazenda Canaã, em Figueirópolis, sul do Tocantins o aumento é garantido. Na última safra o agricultor plantou 1.100 hectares do grão. Agora vai aumentar a área para 1.900 hectares.

imagem meramente ilustrativaAno passado na fazenda Canaã o plantio começou em 20 de novembro e por causa do atraso no início das chuvas a produção caiu cerca de 30%. A expectativa dos produtores este ano é que o plantio comece mais cedo. Na região sul as chuvas já começaram, mas não o suficiente para começar o plantio. Enquanto isso os produtores preparam o solo para receber as sementes. Um investimento que aumentou cerca de 30% o custo do plantio em relação ao ano passado na fazenda do agropecuarista. O custo de produção gira em torno de R$ 1,5 mil por hectare nas áreas mais velhas.

Com todo o investimento, o agricultor não quer arriscar o plantio antes do tempo certo porque 60% da soja que ainda vão ser plantadas já estão vendidas. A produtividade média esperada para este ano é de 55 sacas por hectare, 12 a mais que na safra passada, mas o bom desempenho da soja vai depender do clima. "A previsão da gente é começar mais cedo, queremos começar dia 5 [de novembro]. Já choveu 200 mm, mas o chão ainda está meio seco".
 
 
 
 

Comentários

Recomendo:

Recomendo:
Artigos Religiosos