Pessoas arriscam a vida para salvar animais domésticos no Afeganistão - CONTÉUDO ANDA

Reprodução/Instagram/howzadrescue
Reprodução/Instagram/howzadrescue
Entre as numerosas informações que circulam a respeito da guerra de 15 anos do Afeganistão, algumas narrativas são esquecidas.
Elas são sobre a dor e o sofrimento dos animais do país, como cães, gatos, pássaros e até burros, que foram negligenciados pelos esforços de desenvolvimento e de socorro, diz o The Dodo.
Wonder é um desses animais. A cadela cega não apenas sobreviveu nas ruas de Cabul como também conseguiu criar seu filhote. Ela foi encontrada em uma vala de esgoto, perto de seu filhote, agora chamado Serac, e necessitava de cuidados médicos urgentes.
A cadela foi levada para Nowzad, uma das primeiras clínicas veterinárias do Afeganistão.
“Quando encontramos Wonder, ela estava severamente cega devido ao glaucoma. Nós tivemos que operá-la para salvar sua vida”, disse o fundador da clínica Pen Farthing.
Atualmente, Wonder está muito mais saudável e seu filhote Serac tem recebido treinamento para se tornar um cão a serviço de sobreviventes de transtorno de estresse pós-traumático (PTSD), no Canadá. Por enquanto, Serac ainda está tentando descobrir como usar uma tigela de água.
Os cães não são os únicos animais resgatados no país devastado pela guerra. Uma gatinha chamada Marble foi encontrada por um soldado dos Estados Unidos que ficou muito afeiçoado a ela durante seu serviço no Afeganistão e não conseguiu deixá-la para trás.
“Ficar tão apegado a uma gatinha órfã pode parecer estranho para alguns, mas isso é exatamente o que aconteceu”, disse o soldado, que pediu para permanecer anônimo na página de Facebook de Nowzad.
Reprodução/Instagram/nowzadrescue
Reprodução/Instagram/nowzadrescue
“O ponto alto do meu dia é passar o tempo com Marble. Não consigo imaginar Marble no Afeganistão. Ela é meu conforto”, adicionou.
Em um país com recursos e instalações escassos, os cuidados com os animais muitas vezes não são priorizados. Para preencher essa lacuna, a clínica Nowzad foi fundada em 2008.
Em 2006, Farthing encontrou um cão explorado em lutas perto da pequena cidade de Now Zad, nome da clínica e abrigo.
“Bem-estar animal não era um assunto que estava na minha mente. Eu estava apenas preocupado com o cão, por isso o trouxe comigo”, diz ele.
Após sete anos, o cão, também chamado Nowzad, faleceu. “Foi quando percebi que havia outros animais no Afeganistão que eu poderia ajudar”, declarou Farthing.
Hoje, Nowzad possui mais de 120 cães, cerca de 40 gatos e quatro burros.
Respeitosamente, fonte de: http://www.anda.jor.br/

                       Publicado por:

Comentários

Postar um comentário

Recomendo:

Recomendo:
Artigos Religiosos