Poder Judiciário leva ao Ação Global esclarecimentos contra a violência doméstica

 
 
A 20ª Edição do projeto Ação Global, uma iniciativa da Rede Globo/TV Anhanguera e do Serviço Social da Indústria (Sesi), que aconteceu este ano no último sábado (18/5), em Paraíso do Tocantins, a 60 km de Palmas, realizou 49.872 atendimentos a cerca 9.832 pessoas, segundo balanço divulgado pela assessoria de comunicação do evento. O Poder Judiciário marcou presença com uma equipe multidisciplinar das Varas de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher das Comarcas de Palmas e Gurupi. Presentes a psicóloga Muriel Correa, a assistente social Juliana Correia e a estagiária Leila Franco, de Palmas, integrantes da equipe do juiz Rodrigo da Silva Perez Araujo; e a psicóloga Inajara Arruda, a assistente social Luciane Ramos, e o assistente do juiz Adriano Gomes de Melo Oliveira, Vinícius Teixeira.

Este ano, o Ação Global foi realizado na Escola de Tempo Integral Diaconízio Bezerra da Silva, Setor Jardim América, e teve como tema as Mulheres, oferecendo 60 tipos diferentes de serviços nas áreas de lazer, cidadania e cultura, dente eles orientações às mulheres sobre seus direitos e como agir em casos de violência doméstica. Além da equipe presente, o Tribunal de Justiça do Tocantins disponibilizou banners informativos, panfletos e folders, que dentre outras coisas ressaltavam a importante Lei Maria da Penha.

A importância da informação

A assistente social Juliana Correia ressalta que o trabalho da equipe que se deslocou até Paraíso do Tocantins é o de combater a violência doméstica e frisa a importância de repassar informações às mulheres sobre seus direitos. “Uma forma de se combater o aumento da violência é a informação. Quanto maior o acesso à informação, maior será o número de mulheres que há de querer ver respeitado os seus direitos”, posicionou-se a assistente social.
 
A psicóloga Muriel Correa, da Comarca de Palmas, acredita que o desafio ainda é grande na área, e disse ter sido muito importante o Poder Judiciário ter participado do Ação Global deste ano “porque nos atendimentos percebe-se que muitas mulheres não tem nem dimensão do que é ou não um ato de violência que pode colocar a sua integridade física e emocional, ou de seus filhos, em cheque. E, com ações informativas deste tipo, conseguimos ampliar a visão de muitas e ainda demonstrar que a Justiça tocantinense tem um apoio especializado a oferecer às mulheres”.

Aplausos ao judiciário

O presidente do SESI-Tocantins, Roberto Pires, enfatizou a importância do Poder Judiciário no evento. Para ele “a mulher ainda sofre muito com a violência, então, ao Poder Judiciário se tornar nosso parceiro e trazer pra cá esclarecimentos importantes dos direitos da mulher, enriquece o trabalho do Ação Global”. Pires aproveitou para informar que em breve pretende estabelecer uma parceria com o Ministério Público e com o Poder Judiciário para capacitar mulheres para o mercado de trabalho, incluindo na formação o repasse dos conteúdos que dizem respeito aos direitos já conquistados pelas mulheres.

Falando em nome da Rede Globo/TV Anhanguera, o jornalista Rogério Silva disse que “definitivamente é preciso fazer valer os direitos da mulheres em todas suas dimensões, e o campo jurídico é o baluarte para zelar por isso”. Para o gerente da TV Anhanguera no Tocantins “a presença do Poder Judiciário ajudou a conferir ao evento um ar de grandeza, reforçando o conceito de igualdade de direitos das mulheres que é algo que a Rede Globo tem debatido e propagandeado exaustivamente em sua vasta programação”.

Aproximação

Vinícius Teixeira, assessor da Vara de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Gurupi, acredita que “o judiciário é mais um dos entes que facilita a prestação jurisdicional do Estado no combate à violência contra a mulher, e estar num ambiente como esse do Ação Global é muito importante e nos aproxima do povo, criando laços que são fundamentais para o sucesso do nosso trabalho”.
 
Fonte:http://wwa.tjto.jus.br/index.php

Comentários

Recomendo:

Recomendo:
Artigos Religiosos