Jovens produzem paramentos da Missa de Envio da JMJ


Inspirados no lema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28,19), os paramentos que os padres, bispos e cardeais vão usar na Missa de Envio da JMJ Rio2013 foram produzidos por jovens catarinenses. Até chegar ao projeto final foram produzidos 45 modelos diferentes e a composição levou mais de um ano. Serão 3060 estolas, 1600 túnicas, 16320 casulas de padres, 1530 casulas de bispos e 1530 mitras usadas pelos concelebrantes da Missa presidida pelo Papa Francisco.

O conjunto de paramentos da JMJ é harmônico. Cada peça complementa a outra e traz em si um sentido de unidade. Para a produção, os jovens estudaram as Jornadas anteriores, os elementos da JMJ Rio2013 e a própria Cidade Maravilhosa. "Queríamos conseguir unir algum símbolo do Rio que fosse reconhecido no mundo todo, mas que ainda mantivesse relação com a logo e o lema da JMJ", conta o jovem designer, Leandro Maciel Nascimento.
O jovem conta que foi um desafio trabalhar neste projeto, pois não conhecia a JMJ. "Eu não tinha noção do que era o evento, e fiquei encantado ao saber que existem milhões de jovens que carregam essa fé. Isso foi fantástico!", conta entusiasmado o jovem profissional.
Os elementos que inspiraram o desenho dos paramentos são o logo da JMJ Rio2013, os mosaicos das igrejas tradicionais, o calçadão de Copacabana e a juventude conectada. As cores também são carregadas de simbolismos. O dourado é a cor do Cristo Ressuscitado, simboliza a santidade, a fidelidade de Deus e a perfeição da luz. E os elementos brancos apresentam o desejo da Igreja que sempre busca a paz.

Distribuição de hóstias
As hóstias usadas nas Missas celebradas durante a JMJ foram encomendadas em três fábricas de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Serão 4 milhões de hóstias consagradas ao longo do evento. Só na Missa de Abertura presidida pelo arcebispo Dom Orani João Tempesta em Copacabana serão consagradas 600 mil hóstias. Já no Campus Fidei, o Santo Padre vai consagrar 1,5 milhão.
A comunhão dos fiéis nos Atos Centrais será distribuída nas tendas de adoração espalhadas pelos locais. Em Copacabana, serão sete tendas e, em Guaratiba, 23. Além delas, foram encomendadas mais 1,9 milhão de hóstias para as Missas que serão celebradas nas catequeses dos dias 24, 25 e 26 de julho. 

Comentários

Recomendo:

Recomendo:
Artigos Religiosos